1313 No País Dos Azarados

Escrita em 1978, esta história só foi publicada, mesmo, em 1981.

Mais uma da séria “Metralhas Através da História”, esta é dedicada especialmente ao primo azarado e, como todas as outras, narrada pelo Vovô Metralha.

A narrativa se passa na Roma antiga, e o nome do antepassado é “Azaradvs XIII-XIII”. Os diálogos estão todos na segunda pessoa do plural, para simular um modo antigo de falar, com algumas frases em “Latim de gozação”.

Há também uma participação especial do Imperador Nero, e uma ou outra informação histórica correta, como o nome do Gládio, a espada curta de dois gumes usada pelos antigos soldados romanos e que lhes rendeu o nome de “gladiadores”. Além disso, a “Via Appia”, de uma das plaquinhas no caminho, é uma “rua” da Roma antiga que existe até hoje.

(Dica: hoje em dia é inclusive possível “passear” por essa Via no Google Street View, algo que eu recomendo de todo o coração.)

Nesse tipo de história com citações históricas papai era muito exigente a respeito da caracterização dos personagens, caprichando bastante no rascunho e fazendo mil recomendações aos desenhistas. No caso, foi dedicada uma atenção especial às armaduras dos soldados romanos, certamente obrigando o desenhista a fazer alguma pesquisa, também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s