Nem Prática, Nem Habilidade

História do Peninha, publicada em 1974.

O roteiro diz respeito aos camelôs que na época começavam a “pulular” no Viaduto do Chá, em São Paulo, que nesta história recebe o nome e “Viaduto do Café com Leite” e fica, obviamente, em Patópolis.

O Peninha vive sendo despedido d’A Patada, e procura um emprego que não exija nem prática, nem habilidade, para o desgosto da Glória, sua namorada.

É aí que entra um aliciador de camelôs, que dá a ele uma pasta cheia de “bolinhas atômicas” (dessas que hoje em dia são vendidas naquelas máquinas papa-moedas que estão por todos os cantos). Ou muito me engano, ou naquela época papai havia comprado uma ou duas dessas para meu irmão e para mim, que nos divertimos muito com elas.

Mas é claro que a coisa não é assim tão simples, e o Pato logo se vê às voltas com a concorrência, com o “rapa”… e com as próprias bolinhas, que acabam se espalhando para todo lado.

A graça da história está na correria e na confusão, no meio da qual o Peninha acaba pisoteado por toda uma fila indiana de bonequinhos de corda, entre outras trapalhadas.

O interessante é que a coisa toda acontece “em volta” do Peninha, que passa a história toda sem entender nada do que está acontecendo. Nosso herói é completamente inocente da venda clandestina de produtos no passeio público, tanto que não consegue vender uma só bolinha e ainda perde dinheiro, ao cair na carroça das melancias. Por isso, não é sequer notado pelos fiscais que passam perseguindo os outros camelôs. O Peninha não fez nada de errado, por isso não pode ser punido.

No final papai devolve a trama ao começo, como era seu costume, e lá vai o Peninha, agora pela mão da Glória, começar em mais um emprego.

Anúncios

Uma opinião sobre “Nem Prática, Nem Habilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s