O Superomão

Esta história de 1979 nos apresenta um novo super herói criado por papai, o Superomão.

Neste caso, apesar de dar nome à história, este “herói” é quase um coadjuvante no meio de tantos outros heróis e bandidos que também estão presentes na trama.

A sátira com o personagem Super Homem (Superman) da DC Comics fica clara já no primeiro quadrinho, com as já célebres frases do tipo “será um pássaro, será um avião?”, classicamente associadas ao “super” do Planeta Krypton.

Ao contrário da maioria dos “super” patopolenses, que se valem de equipamentos variados e de super amendoins, este realmente tem poderes sobre humanos.

Aos poucos, o novo super vai vencendo os heróis tradicionais de Patópolis, do Morcego Vermelho ao Vespa Vermelha, passando pelo Super Pateta e chegando até ao Super Pato. Mas o que ninguém sabe é que esse novo super não está exatamente lá muito bem intencionado, ao partir para uma franca competição com os outros.

O interessante é que o roteiro funciona mais ou menos como um filme, com uma dinâmica meio “televisiva” em alguns momentos. Por exemplo, após perder o pulo ao enfrentar o Superomão, o Superpateta se sente “tão atrapalhado quanto o Morcego Vermelho”. Essa é a “deixa” para que o Morcego apareça, no quadrinho seguinte:

SP MOV

Ao ser derrotado, por sua vez, o Morcego deseja ser “tão esperto quanto o Vespa Vermelha”, dando a deixa para a aparição do Vespa no próximo quadrinho:

MOV VV

Já o leitor atento notará que desde a aparição do Superpateta, uma mosca acompanha todos os heróis. Quem conhece o estilo de papai sabe que isso não é nenhuma coincidência,  já ficaria de orelhas em pé, ao perceber o inseto.

MOV mosca

No final, o novo super passa de personagem “problemático” a aliado dos heróis mais veteranos de Patópolis, mas nunca mais seria usado por papai, ou por qualquer outro autor da “era de ouro”, tendo sido apenas recentemente “ressuscitado” pela equipe das novas histórias do Zé Carioca para fazer uma “ponta” no “duelo” entre Morcego Verde e Morcego Vermelho.

Nesta nova história, as principais características do Superomão são seu Ego e sua arrogância de “super herói de verdade”, na sua interação com os dois Morcegos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s