A Volta Da Companhia Teatral Peninha

Esta história de 1975 é inspirada numa modalidade artística e teatral que estava muito em moda na época, o “happening” ou, na tradução, acontecimento.

Como toda manifestação artística, essas expressões de vanguarda podem fazer sentido para algumas pessoas (principalmente para os artistas envolvidos, e quase sempre só para eles), e não para outras (como o público leigo, na maioria das vezes) geralmente causando uma estranheza que frequentemente acaba em riso.

Vários estilos artísticos hoje consagrados, como por exemplo o Impressionismo, foram a princípio alvo de riso e até de escárnio por parte de quem não entendeu direito a ideia no começo, incluindo críticos de arte renomados na época. Vem daí o clichê dos quadrinhos, onde toda manifestação artística de vanguarda, seja teatro ou pintura, é retratada como algo risível.

Isso, quando a intenção não é, realmente, fazer graça. O que parece não ser o caso, aqui. Eu diria que neste caso a Companhia Teatral Peninha está fazendo uma leitura intencionalmente cômica de grandes obras trágicas da literatura clássica.

O acontecimento está sendo organizado pelo Peninha, com sua companhia teatral, e o Donald é recrutado de última hora para “interpretar Shakespeare”. O pato fica tão lisonjeado com o convite, que esquece de pedir mais detalhes sobre a coisa toda.

DonaldCTP

É claro que quando ele descobre qual, exatamente, é a participação dele na peça o caldo entorna, para a diversão da platéia.

O interessante é que todas as citações e referências às peças de Shakespeare na história estão corretas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s