Barbatralha, O Pirata

História publicada pela primeira vez em 1975.

A princípio tem-se a impressão que esta será mais uma história da série “metralhas através da história”, mas não é o caso. O que acontece aqui é que o Vovô Metralha está lendo um livro sobre “os piores piratas de todos os tempos”. A princípio o livro inspira uma brincadeira entre os Metralhinhas 1, 2 e 3, mas depois o sugestionável (e meio gagá) Vovô acaba aprontando a maior confusão, por causa dessa mesma leitura.

barbatralha

As falas do Vovô Metralha nesta história são uma verdadeira coleção de termos náuticos e relacionados. Alguns desses termos são bastante específicos, e só conhecidos mesmo de quem é do ramo, ou de quem já leu muitos livros de aventuras náuticas na vida.

Em outros tempos, quando as crianças liam mais, repetir durante as brincadeiras os termos náuticos (ou termos técnicos de outras áreas) aprendidos nos livros de histórias de aventura fazia parte da diversão, mesmo que as crianças não entendessem exatamente o que elas mesmas estavam dizendo.

Cliquem nos links para ver as definições de algumas das palavras menos comuns usadas por papai nesta história:

Bucaneiro
Andar na prancha
Popa
Virar de bordo
Davante
Escota
Proa
Flibusteiro
Orça
Galeota
Amuras
Boreste
Bolina
Galera

E por aí vai. Como ele mesmo dizia, quadrinhos também são cultura. E ele tentava não apenas divertir, mas também instruir.

vovopirata

Mas a “crueldade” da vez que papai faz com os Irmãos Metralha é a melhor parte da história, a meu ver. Com uma família dessas, a polícia nem tem muito trabalho para frustrar os planos deles. Eles quase que “se prendem” sozinhos.

***************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s