A Longa Noite Dos Pernilongos

Esta história, publicada pela primeira vez em 1978, é um bom exemplo de “ficção baseada em fatos reais”, quando papai usava coisas que aconteciam com ele ou com a família como inspiração para suas histórias.

Adapta daqui, exagera dali, dá-se uma “esticada” e uma “adaptada” nos fatos, e algum personagem, neste caso o Zé Carioca, ganha uma história muito engraçada.

Se até mesmo hoje em dia, nos meses de verão, os pernilongos são considerados um aborrecimento e uma ameaça, imaginem então o que acontecia há 35 anos. E pior, as alternativas para se lidar com eles eram bem mais limitadas.

Os verões em Campinas costumavam ser quentes, e a presença de pernilongos na casa da família, especialmente ao anoitecer e à noite, era uma constante. Inseticidas e repelentes em espiral eram usados, e mesmo quando conseguíamos afastar os bichos, sabíamos que era só uma questão de tempo até que eles voltassem.

Nesta aventura o Zé e o Nestor estão cansados de não fazer nada o dia todo e resolvem ir dormir, cada um no seu barraco. Quer dizer, eles pelo menos tentam, mas são impedidos pelos insetos.

Primeiro é um só bicho, zumbindo no ouvido do Zé. Quando nosso herói é picado e resolve reagir, uma verdadeira guerra acaba se iniciando entre ele e os mosquitos, que passam a contra-atacar em bandos cada vez maiores e mais organizados, num “crescendo” que parece não ter fim.

Ze pernilongo

O Zé e o Nestor tentam de tudo para afastar os insetos. Inseticida é coisa cara, à qual eles não têm acesso, e matar os pernilongos um por um, na base do mata moscas, não é viável. A tentativa de usar fumaça para espantar os bichos é só parcialmente bem sucedida, e o papel pega moscas “artesanal” se revela um perfeito desastre.

Ze pernilongos

No fim, quando a situação se torna insuportável e tudo parece perdido, os pernilongos se dispersam sozinhos, repentinamente. Está amanhecendo e, se os bichos não venceram a batalha, também não perderam. Como bons monstros que são, voltarão assim que noitecer novamente.

Ze pernilongo1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s