O Consumidor Bolou A Mensagem

Esta história do Peninha, de 1979, fecha a Edição Extra 94.

O Pato Eurico é um personagem criado fora do Brasil. Não sei exatamente qual papel ele fazia antes de ser “adotado” por papai, mas por estas bandas ele se tornou o dono de uma agência de publicidade e colega de escola primária do Peninha.

Na agência do Eurico todos os empregados têm de usar uma armação redonda para óculos, igual à dos óculos do próprio chefe, como símbolo de sua “genialidade”, ou capacidade intelectual. Já o comportamento do próprio Eurico é positivamente bipolar, com uma alternância de acessos de rabugice e euforia. Sempre à procura de “gênios” para as suas campanhas, o Eurico contrata e demite todo tipo de maluco, e até o Peninha acaba colaborando com a agência, de vez em quando.

Peninha oculos

O ambiente de algumas agências de publicidade de Campinas era bem conhecido de papai. Volta e meia ele colaborava com uma em alguma campanha, ao mesmo tempo observando os “tipos” que trabalhavam lá, e coletando ideias para suas histórias.

Papai faz aqui (e nas outras duas histórias que publicou com o Pato Eurico) uma crítica ao mercado publicitário de sua época: profissionais medíocres muitas vezes se davam ares de grandes gênios, e alguns eram bastante excêntricos. O ambiente nas agências de publicidade algumas vezes lembrava o de uma casa maluca, e as campanhas se alternavam entre as muito óbvias e as rebuscadas demais.

A graça desta história fica por conta do comportamento do cachorro Trambique, o animal de estimação do Peninha, que não resiste ao aroma da nova ração para cães das Indústrias Patinhas e invade a agência para comer, arrastando o seu dono atrás de si.

Na conversa que se segue, algo que o Peninha diz dá ao Eurico a inspiração para um “jingle” de campanha publicitária, todo rimado e musicado, para a Papinha Patinhas para Cães. Mas quando o cliente é chamado para ver e aprovar a “genial” campanha, ele acaba decidindo que menos é mais, e mudando tudo de novo. E afinal, se era só para colocar uma foto do cão comendo a ração, para quê contratar uma agência de publicidade?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s