A Luta Do Século

Mais um dos planos mirabolantes do Zé Carioca, esta história publicada pela primeira vez em 1979.

Esta aventura começa com uma discussão entre o Pedrão Feijoada e o Tião Montanha, um personagem que aparece em apenas duas histórias e cuja principal função é ser alto e forte. A discussão entre eles é por algum motivo irrelevante, do tipo “é-não-é, foi-não-foi”, mas atrai um bando de curiosos, desejosos de ver a briga pelo potencial “espetáculo” que ela proporcionaria.

É aí que o Zé Carioca tem mais uma de suas ideias “geniais” para tentar ganhar uma graninha com pouco esforço. A ideia de promover uma luta de boxe entre os dois amigos até que não é ruim, afinal, muitas carreiras nos esportes de lutas muito provavelmente começaram assim. Os próprios esportes de lutas muito provavelmente começaram assim. Há quem goste de assistir a esse tipo de selvageria coisa, e esteja disposto a pagar pelo “privilégio”.

ZC curiosos

O Morro do Cantagalo, citado pelo Tião Montanha como sendo o lugar onde ele mora, faz parte do complexo do Pavão-Pavãozinho, no Rio De Janeiro. Isso só vem a reforçar a minha teoria que o “Morro do Papagaio”, onde fica a Vila Xurupita e a casa do Zé Carioca, seja uma alusão ao Morro do Pavão, na entrada do qual ficava o bar que papai frequentava quando ia às reuniões na redação do Pasquim, para conversar com as pessoas e recolher ideias para suas histórias.

ZC Tiao

A nota interessante vai para a faixa que anuncia a luta, com seu humor sutil. A história já seria engraçada o bastante sem ela, mas os detalhes certamente fazem toda a diferença, na maioria das vezes

ZC Faixa

Interessante também a importância dada ao figurino do Zé ao longo da história. Nos primeiros quadrinhos ele está vestido com uma simples calça azul e blusa branca de gola olímpica e mangas compridas, mas no dia da luta se veste “à altura da ocasião”. Essa abordagem do personagem, aliás, é quase “clarividente” e está bastante alinhada com o que o Paulo Maffia andou descrevendo para a nova fase das histórias do Zé, na qual os argumentistas e desenhistas poderão representá-lo com qualquer uma de suas aparências, de acordo com a ocasião.

ZC Roupa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s