A Rebelião Das Roupas

Esta história do Morcego Vermelho, de 1975, é inspirada no filme “O Homem Invisível”, de 1933, que por sua vez foi inspirado no livro (1897) de mesmo nome de H. G. Wells, o mesmo autor de “Guerra dos Mundos”.

Fico imaginando os efeitos especiais desse filme, feitos sem a ajuda da computação gráfica que conhecemos hoje. Rudimentares pelos nossos padrões, certamente, mas de uma criatividade e coragem incríveis para seu tempo.

Pelo que sei, entre outros truques de palco, filmagens e retoques diretamente na película, os cineastas usaram fios para puxar as roupas do personagem principal. É possível que em alguns momentos esses fios tenham aparecido no filme projetado na tela do cinema, revelando o truque, arrancando risos dos espectadores e marcando o imaginário de papai, que viu o filme quando criança provavelmente no Cinema em Campinas.

Aqui o Morcego Vermelho luta com assaltantes dos quais se vê apenas as roupas, e chega a propor a hipótese de estar às voltas com uma quadrilha de homens invisíveis antes de descobrir o plano do Dr. Estigma.

MOV roupas

Os pulos errados, trombadas e trapalhadas do herói se aplicam abundantemente, todos muito engraçados. O Peninha quase revela sua identidade secreta várias vezes, por causa da confusão com as roupas, mas no final acaba se dando bem, até um pouco melhor do que ele mesmo esperava.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s