Kung-Fu-Zão

Em 1976, inconformado de sempre apanhar dos bandidos, o Morcego Vermelho resolveu aprender alguma arte marcial para melhor (tentar) defender a cidade de Patópolis.

Relacionar o nome da arte marcial chinesa “Kung Fu” com “confusão” talvez não fosse uma coisa tão comum em 1976, mas atualmente todas as versões mais cômicas (ou menos sérias) de filmes de artes marciais apresentadas na TV do Brasil incluem o trocadilho no título.

Esse trocadilho deriva, também, de uma certa desconfiança que existe em nossa cultura ocidental dessas técnicas marciais, sempre cercadas de uma certa aura de mistério.

Hoje em dia, além disso, com a popularização do tal de “MMA” e a exploração comercial descarada das lutas pelas emissoras de TV, as artes marciais aparentemente se transformaram numa salada só. Salvam-se poucas.

Mas no tempo em que essa história foi escrita elas eram coisa séria, e qualquer curso de artes marciais era um projeto de longo prazo, com um treinamento lento e minucioso que não era de modo algum voltado para “técnicas de briga”, bem ao gosto oriental.

MOV kungfu

Isso, é claro, não agradava aos ocidentais mais afoitos (como o Peninha, em nosso caso), cujo objetivo, sempre imediatista, era “aprender a brigar” ou, no máximo “aprender a se defender”.

Daí o grande número de pessoas que tentavam “aprender sozinhos” ou “treinar em casa”, com resultados sempre desastrosos, em maior ou menor grau. Isso, quando não procuravam professores mais “moderninhos” e seus cursos menos tradicionalistas e mais rápidos.

O Peninha / Morcego Vermelho tenta todos os “atalhos” ocidentais, comete todos os erros mais comuns dos iniciantes afoitos e, é claro, continua apanhando. E a gente ri. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s