O Grande Roubo Do Trem

Esta história dos Irmãos Metralha de 1975 é inspirada em eventos históricos como o famigerado assalto ao trem pagador, que aconteceu na Inglaterra em 1963, e no filme (mudo e em P&B) norte americano chamado “The Great Train Robbery”, de 1903.

O filme, aliás, tem apenas 12 minutos de duração, é um marco na história do cinema e pode ser visto na própria página da Wikipédia sobre ele. Esse filme já era uma perfeita antiguidade quando papai o viu pela primeira vez, certamente nos anos 1940, em alguma sala de cinema no interior do estado de São Paulo. Eu fico imaginando a diversão da criançada, já que o filme pretende ser sério, mas acaba sendo engraçado pela própria precariedade (e ousadia, diga-se de passagem) técnica.

Aqui temos a quadrilha Metralha, completa com o Vovô, a Titia, o Primo Cientista e o Azarado 1313, planejando o assalto a um trem de propriedade do Tio Patinhas, que leva toda semana uma carga misteriosa às minas de chumbo do… Tio Patinhas.

O problema dos assaltantes nem é tanto o planejamento, mas a execução do plano, que é cheia de falhas e esquecimentos. E de qualquer maneira, a mera presença do 1313 na história já indica que o plano vai dar espetacularmente errado, apesar de o Azarado só aparecer nas duas primeiras e na última página.

Mas a verdade é que o tema do assalto é só um pretexto de papai para colocar os Metralhas em todo tipo de encrenca, acidente e confusão. Maltratar esse bando de malvados incompetentes era, para ele, uma perfeita alegria.

metr trem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s