Superpateta No Mundo Subterrâneo e Superpateta Encontra O Doutor Kanhestro

Em 1975 foi publicada uma Edição Extra do Superpateta, com mais uma das sagas que papai sabia compor tão bem. O primeiro título sugerido por ele era “20 Mil Léguas Subterrâneas”, uma referência ao livro “20 Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne, publicado pela primeira vez em 1870.

A ação de todas as histórias desta série se passa num mundo subterrâneo cuja entrada é a cratera do vulcão Hekla, um vulcão real e ativo que fica na Islândia, em mais uma referência à teoria da Terra oca. De acordo com essa teoria, haveria vastas cavernas habitadas por povos estranhos abaixo da superfície, que habitamos.

As primeiras duas páginas são uma apresentação/introdução da série, uma mini-história na qual o Superpateta é atraído para dentro do vulcão por um pedido de socorro que ele ouve vindo de lá de dentro, com sua super audição.

Mas o efeito do superamendoim passa no momento em que se aproxima da cratera, e ao cair dentro do vulcão ele perde o chapéu.

_____________________________

A segunda história dá início à aventura propriamente dita, e marca o encontro do nosso herói, ainda simples Pateta, com o Doutor Kanhestro, um auto denominado técnico de eletrônica que descobre o Mundo Subterrâneo e resolve tomar o poder no reino das toupeiras.

Com um exército de robôs criados por ele, o vilão usurpa o trono e ameaça o povo toupeira de várias formas para se manter no poder. Não devemos esquecer que nessa época o Brasil estava vivendo sob um regime militar ditatorial já há uma década, e qualquer semelhança não terá sido mera coincidência.

Pateta Kanhestro

O Pateta só recupera seu chapéu e seus poderes no final da primeira história. No tempo que passa como simples Pateta, sendo tratado como apenas mais um dos prisioneiros, ele aproveita para conversar com os outros escravos e descobrir a história do lugar.

A sorte do Superpateta é que nenhuma das máquinas que o vilão inventou funciona lá muito bem. Além disso, ele é bastante covarde, e foge ao primeiro aviso dos robôs de que o herói está em seu encalço. Com isso, acaba entrando numa área perigosa, de cavernas muito escuras, onde a próxima história acontecerá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s