O Monstro Do Lago Neca

História do Zé Carioca, publicada pela primeira vez em 1975.

“Lago Neca” é claro, é uma alusão ao Lago Ness, que fica na Escócia e dizem que seria o habitat de um misterioso monstro.

“Neca” era também a gíria para “nada”, naquele tempo. É um termo que vem do latim “nec“, que significa “não”. Um uso comum era na expressão “neca de pitibiriba”, que significa “nada mesmo”, ou “coisa alguma”. Por exemplo, “não entendi neca de pitibiriba”.

Com um nome desses, logo se vê que esse tal monstro não pode ser algo lá muito sério. Mas a história começa de um modo muito mais prosaico: o sumiço da “Marieta”, que é a bicicleta do Pedrão. O Zé Carioca é chamado para investigar, e logo em seguida o caldo começa a engrossar: um monstro é visto no “Lago Neca”, ali nas redondezas. O lago é conhecido por esse nome porque ali não dá nem sapo. Então, de onde veio o monstro?

Como numa história policial, no melhor estilo Agatha Christie, as pistas que levam à solução do mistério vão se sucedendo e se acumulando. Tudo o que o leitor tem de fazer é juntar os pontinhos. O leitor atento certamente ficará com a pulga atrás da orelha desde o início, e terá certeza de que algo está errado quando o personagem “Zé Picareta” aparecer com sua placa que anuncia “terrenos a preços de ocasião”. No final, a solução do mistério do monstro leva também à recuperação da bicicleta Marieta.

Lago Neca

Nesta história vemos também um exemplo do uso que papai fazia de trocadilhos e cacófatos nos nomes de alguns personagens, com o aparecimento do personagem Fritz Von Azeit. O nome soa meio alemão, e lembra algo como “frito no azeite”, que é como o Zé Carioca passa a se referir a ele pelo resto da história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s