A Ilha Do Tesourão

Esta história do Peninha e sua turma, publicada em 1984, é uma adaptação de A Ilha do Tesouro, clássico livro de literatura infanto juvenil sobre piratas e aventuras no mar.

Como num teatro, os personagens principais da história original de Robert Louis Stevenson estão presentes, sendo representados pela família Pato, e é claro que papai não poderia deixar de adicionar o seu “toque pessoal”, com a Maga Patalójika no papel de vilã.

tesourao

Interessante é o formato da “Ilha do Tesourão” no mapa: é uma ilha em formato de “X”, que lembra tanto o instrumento de jardinagem quanto o clássico sinal que marca o local de um tesouro num desses mapas.

De resto a confusão impera, no melhor estilo das histórias do Biquinho. Há também todo o linguajar “náutico” característico desse tipo de aventura, e que era adotado pelas crianças que liam esse tipo de livro quando brincavam de pirata.

Esse, aliás, é outro modo de interpretar esta história: além de ser um “teatrinho”, ela é a história da Ilha do Tesouro vista pelos olhos de uma criança, e uma representação das brincadeiras de pirata que eram inspiradas pelo livro.

Me parece também que discussões como a mostrada abaixo eram comuns entre papai e seus coleguinhas de infância, quando brincavam de pirata. No afã de mostrar que entendiam dos termos náuticos dos livros mais do que os outros, “só” porque haviam lido determinado livro de aventuras talvez mais vezes do que as outras crianças, corrigiam-se entre si na base do “foi-não-foi, é-não-é”.

bruxa piratas

O mais provável é que nenhum deles entendia realmente o que estava dizendo. Eles estavam apenas repetindo o que haviam lido, de um modo bastante parecido com o do papagaio do pirata, que repete sem entender as palavras que ouve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s