Pateta Olímpico – A Maratona

E assim chegamos à última história desta série de temática olímpica, publicada em 1972. É chegada a hora da “Baratona”, no entender do Pateta, e da despedida de Munique.

Ao contrário das outras esta é uma história curta e direta, sem grandes invenções sobre o tema central. O propósito dela é mesmo encerrar a aventura de um modo alegre e divertido. Indiretamente, o Pateta simboliza, nesta história, as esperanças do Brasil por medalhas em Munique.

(Olimpíada da qual o Brasil participou com 89 atletas, e esteve presente em 13 modalidades, conquistando duas medalhas de bronze. No atletismo, e mais uma vez no salto triplo, o Brasil chegou ao pódio com Nelson Prudêncio. Prudêncio saltou 17,05 m em Munique, contra os 17,35 m do vencedor, o soviético Viktor Saneyev. A prata ficou com o alemão oriental Joerg Drehmel, que saltou 17,31 m. No judô, o Brasil ganhou o bronze com Chiaki Ishii, na categoria meio-pesado. O atleta também disputou a categoria absoluto, terminando na sétima colocação.)

Depois de tropeçar pela milésima vez nas próprias pernas, o nosso herói olímpico se levanta mais uma vez e se dispõe a pelo menos terminar a corrida, coisa que ele faz com a “ajuda” do Pluto e do Waldi, os dois cachorros que passam a persegui-lo por causa das salsichas alemãs que ele leva no bolso do calção.

Pateta Baratona

Quando os amigos de Patópolis já estão pensando em fazer uma festa de consolação para o esforçado trapalhão, prevendo que ele provavelmente chegará na última colocação, a mesma na qual largou, eis que ele chega em primeiro lugar e vence a corrida, contra todas as previsões mais realistas. Isso se deve, com toda a certeza, à influência quase mágica do cachorrinho Waldi, o mascote da sorte, que vem correndo logo atrás.

E não se esqueçam de ver a minha compilação dos escritos de papai sobre “A história dos quadrinhos no Brasil”, lá na Amazon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s