O Comprador De Fazendas

História do Zé Carioca, publicada pela primeira vez em 1983.

O título é uma alusão ao filme de 1951 e peça de teatro de 1974 de mesmo nome, que contam uma história inspirada em um conto de Monteiro Lobato. É basicamente uma comédia de erros na qual um espertalhão resolve fingir que está interessado em comprar uma fazenda, só para poder passar um fim de semana de (muita) “folga” no campo.

Na história de papai este papel é representado, é claro, pelo Zé Carioca. Passando-se por “coronel”, o Zé leva os amigos Pedrão, Nestor e Afonsinho até a fazenda que pretende “comprar”.

Fazenda esta, aliás, que lembra muito as descrições que papai me fazia da fazenda onde morou quando criança, desde o pomar que tem todos os tipos de frutas e até o cavalo bravo que um dia tomou o freio nos dentes e saiu em disparada com ele em cima.

ZC cavalo

Mas logo fica claro que nem ele e nem os amigos entendem nada de fazendas (apesar de que o Pedrão deveria saber diferenciar uma jaca de um vespeiro, mas isso também é parte das lembranças de infância de papai), e isso desperta a desconfiança dos pretensos “verdadeiros donos” (pois é, não são) da propriedade rural em questão.

ZC vespeiro

As trapalhadas são muitas, e os tombos e acidentes também, afinal, é isso que os leitores gostam de ver. Quando o caldo começa a engrossar e os verdadeiros bandidos se revelam como tal (afinal, o “golpe” do Zé pode até não ser lá muito honesto, mas não é ilegal), a polícia chega e logo em seguida também os verdadeiros donos, mas eu é que não vou contar quem eles são.

Gosta de quadrinhos? Se interessa também pela história dos quadrinhos? Neste livro, (clique aqui) papai relata suas impressões sobre o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s