Quem Siri Por Último…

História do Zé Carioca, publicada pela primeira vez em 1978.

É uma típica história de pescador, onde todos os envolvidos estão convencidos de que pegarão mais siris que os outros, cada um com a sua técnica. Mas a natureza é caprichosa, e não se rende assim tão facilmente.

O título é um trocadilho com o ditado “ri melhor quem (se) ri por último”. Rir-se é uma forma reflexa do verbo Rir, que já foi muito usada para indicar quando uma pessoa está rindo para si mesma por desdenhar, ou “fazer pouco” de outra.

Isso é, aliás, o que mais acontece nesta história, onde todos os principais personagens se acham melhores caçadores de siris do que os outros, e zombam-se mutuamente até que percebem que eles também não vão pegar nada.

Temos aqui também uma pequena “alfinetada” aos manuais que a Disney do Brasil gostava de publicar na época, uma brincadeira onde o Zé Carioca se baseia num “Manual do Pescador” com o qual, ele garante, aprendeu tudo o que há para se saber sobre como pegar siris.

O interessante é que, a julgar pelas fontes que eu pesquisei na internet sobre como pescar o bicho, as três técnicas usadas, ou seja, a chique vara de pesca do Zé (aliás, basta um barbante com um pedaço de peixe amarrado na ponta), o Puçá do Nestor (sim, uma rede de malha fina parecida com aquelas de caçar borboletas) e a tarrafa do Zé Gaivota (uma rede de pesca mais profissional), são adequadas para a tarefa. O local também. Pelo jeito, é possível pegar siris em rios, lagos, praias e entre as pedras em quase todas as regiões costeiras.

Nestor puçá

E ainda assim, nenhum dos três consegue pegar nada. O problema, claramente, não é o equipamento, nem o local. São os pescadores, mesmo.

Tarrafa Zé Gaivota

Mas de qualquer maneira o Zé acaba pegando alguns siris, ao cair na água com o Nestor. Mas não, absolutamente, da maneira que pretendia.

ZC siri

E não esqueçam: o e-book sobre a história dos quadrinhos, que meu pai escreveu e que eu compilei, ainda está esperando por vocês na Amazon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.