Paz, Amor E Glória

Nesta história publicada pela primeira vez em 1972 papai nos apresenta a Glória, a namorada do Peninha.

Na esquina da Rua da Paz com a Rua da Glória, em Patópolis, o Peninha aguarda já há um tempão para encontrar pela primeira vez com a Glória, uma moça que ele conhece apenas de conversar ao telefone.

Como na maioria das histórias com temática Hippie de papai, há uma crítica bem humorada à cultura e ao senso de estética do grupo, a começar pelo modo de se vestir bastante “andrógino” dos hippies: ao vê-la de costas, num primeiro momento, o Peninha chega a pensar que é um outro rapaz que está ali. Além disso, a própria aparência da personagem, nesta primeira história, é bem diferente do que nos acostumamos a ver depois.

Peninha Gloria 1

Como na história “Paz e Amor, Metralhas” (1977), já comentada aqui, boa parte da brincadeira está no uso exagerado de gírias e frases feitas, ou de expressões como “sentir um som”. Mas a verdade é que no início dos anos 1970, todo mundo era “meio hippie”.

Peninha Gloria 2

Um dos hippies que aparecem na história, aliás, é bastante parecido com o modo como papai se vestia e usava seus cabelos até meados dos anos 1970. Eu tenho memórias dele de cabelos compridos e óculos redondos, à lá John Lennon, e de uma bata de algodão branco bordada de flores coloridas que ele comprou na “Feira Hippie” de Campinas e usou bastante, e que depois eu também usei muito, quando adolescente.

Donald Hippie

O resto da história é a engraçada comédia de erros que se tornou comum nos anos seguintes, cheias de encontros, encontrões e desencontros, e com uma solução surpreendente no final. E no meio disso tudo, a Glória aceita de bom grado as flores que o Peninha oferece, sem se importar nem um pouco que elas já estão até meio murchas e molhadas da poça d’água onde caíram. Este é, sem dúvida, o início de um grande amor.

O Google Books está apresentando algumas páginas do livro de papai como amostra grátis, que podem ser lidas aqui. e o livro propriamente dito está à venda na Amazon, neste link aqui.

Anúncios

Uma opinião sobre “Paz, Amor E Glória

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s