Cartas De Amor

História do Zé Carioca com tema relacionado ao futebol, publicada pela primeira vez em 1975.

No início da trama temos duas situações que, aparentemente, não têm nada uma a ver com a outra: o Nestor está apaixonado por uma apresentadora da TV, a Ritinha Cachucha, que aparentemente – e surpreendentemente – até retribui suas cartas de fã, e o Zé está interessado em comprar do Nestor uma camisa de futebol que ele tem e que é autografada por um certo “Pelão”, que pode ser uma referência ao Pelé, mesmo porque a vestimenta em questão tem o número 10 nas costas.

Nestor Ritinha

O Zé precisa da camisa para que o clube de futebol do morro possa participar de uma gincana. O problema é que há outros interessados na relíquia futebolística, justamente por causa da tal gincana, e é aí que as duas situações aparentemente sem ligação entre si começam a se misturar, começando por uma invasão da casa do Nestor e tentativa de roubar a peça de roupa.

Nestor ataque

É uma história de mistério que não deve nada aos livros clássicos de literatura policial que papai gostava de ler, de Arthur Conan Doyle a Agatha Christie, mas adaptada, é claro, ao Zé Carioca e ao universo infanto juvenil.

O interessante é que o time de futebol da turma nesta época se chama “Brejeiros da Tijuca F. C.”, e não Vila Xurupita F. C., que tanto quanto sei só passaria a ser usado no ano seguinte. “Brejeiro” vem da palavra brejo, denominação de um tipo de área alagada que certamente nunca serviria como campo de futebol, uma referência aos campinhos amadores de várzea ou de bairro onde as crianças disputavam suas “peladas” – assim chamadas porque todos jogam descalços – no estilo “5 vira e 10 acaba”.

Quem soluciona o mistério, encontrando uma falha óbvia no plano dos bandidos que ninguém mais percebeu por pura falta de uma televisão em casa é a Rosinha: a hora marcada pela “Ritinha” para se encontrar com o Nestor é justamente aquela na qual ela apresenta, ao vivo, o seu programa na TV.

O Google Books está com um amostra do livro de papai aqui, e o e-book pode ser adquirido aqui. Não fique sem o seu!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s