Confusão Em Los Tamales

Quem julga só pelo nome poderia achar que esta é uma história do Pena Kid. Mas não, esta história, publicada pela primeira vez em 1980, é protagonizada pelo 00-ZÉro e pela Pata Hari.

O Tamal é um alimento do México, que tanto pode ser doce como salgado, similar à nossa Pamonha.

Como em toda boa história de gentes secretos, nada nem ninguém, aqui, é o que parece ser. A “calma, tranquila e pacata” vila mexicana para a qual nossos agentes são enviados está dominada pela Bronka, que está usando o lugar como base.

Os clichês de histórias de agentes secretos como o “Agente 86” são abundantes, a começar pela necessidade de se falar uma senha como identificação para um contato. O “portunhol” é a língua franca da história, e há também uma referência a uma piada meio antiga, sobre o brasileiro que vai para o Paraguai logo depois da guerra (a do Paraguai, qual outra haveria de ser? Eu avisei que a piada era velha) e pergunta em português ao primeiro camponês que vê: “Ei, amigo, aquela é a igreja de Bom Jesus?” Ao que o paraguaio responde: “Ninguno de los dos!”

00zero tamales

Logo os nossos heróis se veem cercados de agentes da Bronka, e apesar da costumeira ferocidade do Lobo, mesmo assim eles são obrigados a bater em retirada. Mas hoje decididamente não é o dia deles. Os agentes da Bronka roubam até o veículo mutante, e deixam os agentes a pé.

00zero tamales1

A surpresa da história é o Lobo, que de repente começa a falar, e a dar instruções aos colegas. Assim, eles conseguem se esconder numas cavernas próximas, até o perigo passar e os bandidos serem presos pela polícia, que foi avisada pelo chefe dos nossos amigos. Que é, também, a pessoa por trás da voz do Lobo, por meio de um implante num de seus dentes.

00zero tamales Lobo

Mas isso não quer dizer que a história termina bem para os bons. A cidade de Tamales era sim, uma cidadezinha pacata antes desse monte de agentes, tanto do bem como do mal, aparecer, e os moradores locais se ressentem um bocado da bagunça toda, descontando no ZÉro e na Hari.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s