Pena David

História do Peninha, escrita em 1984 e publicada em 1986.

Papai tinha um jeito todo seu de recontar as histórias da Bíblia, mantendo-se geralmente fiel e respeitoso ao original, mas tornando hilárias até as histórias mais dramáticas. Esse hábito dele era inspirado nos costumes da festa judaica de Purim, quando é permitido interpretar a Torá de um modo cômico, entre outras coisas.

É nesse espírito, então, que o Peninha se torna o jovem que viria a ser o Rei Bíblico David, em seu momento mais dramático: a luta contra Golias de Gate, que levaria à vitória do povo de Israel sobre os Filisteus.

Na história de papai o jovem David não é lá muito bom no manejo da funda, e logo de saída acaba acertando uma pedrada na cabeça de alguém. Há também uma ou outra piada menos ortodoxa ainda, como a placa abaixo:

Pena David Belem Brasilia

Chamado ao palácio do Rei Saul para consolar seu espírito atormentado, Pena David toca sua harpa em ritmo de rock, o que, surpreendentemente, agrada ao rei. Uma das canções que ele toca para o rei é “Eu sou Boy“, de Kid Vinil e o grupo Magazine, que foi sucesso naquela época.

Pena David Rock

Pena David então descobre que a guerra está sendo travada na base dos xingamentos, tanto escritos quanto orais. Mas pior que isso é que ninguém tem coragem de enfrentar o mais desbocado dos inimigos, a quem papai chama de Piolhosteus (uma referência bastante óbvia a piolhos), um gigante de 3 metros de altura. Já a cena do enfrentamento entre David e Golias está absolutamente fiel ao original. Na cópia que tenho da revista, papai adicionou um símbolo ao escudo do Golias com caneta azul, mas desconheço o significado. Já a passagem bíblica era uma das preferidas dele:

Pena David Golias

Papai se divertia um bocado também com as representações que fazia de palavras de baixo calão, cheias de cobras, lagartos, e objetos pontiagudos. A intenção de “ferir” é clara, e reza a lenda que algumas dessas representações tinham até tradução. Mas, ou o meu vocabulário de palavrões não é lá muito bom (rs), ou essa tradução só era clara para ele próprio.

Pena David xingamentos  Pena David xingamentos1

E não esqueça de dr uma passadinha lá na Amazon, e quem sabe sair de lá com uma cópia do ebook de papai, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s