Patetus I E Único

História do Superpateta, publicada em 1975.

Nosso herói está voando sobre uns picos nevados em algum lugar do mundo, quando passa o efeito do superamendoim e ele cai, transformado novamente em mero Pateta. Salvo por dois camponeses com roupas estranhas, ele descobre entre as montanhas um lugar que parece saído de um livro de história antiga, mais especificamente a Roma antiga.

Fã incondicional de história clássica, papai não perdia a chance de voltar ao tema, sempre que lhe desse na telha. Só o potencial de criação de trocadilhos e cacófatos com base no Latim já valia algumas boas piadas.

Um bom exemplo, logo no início da história, é este:

Pateta romanos

Papai também não perdia a chance de tentar ensinar algum Latim ao leitor, como neste exemplo:

Pateta romanos palatium

A geografia do reino perdido retratado nesta história também lembra bastante a da Roma verdadeira, especialmente a do Monte Palatino e seus palácios reais.

O resto da história também lembra grandes dramas da literatura clássica, daqueles que retratavam disputas às vezes sangrentas pelo trono de Roma. Sendo esta uma história Disney, é claro que ninguém pode morrer, mas um “calabouço secreto” pode existir, e é liberalmente usado.

Envolvido sem querer na intriga, o Pateta faz o melhor que pode para solucionar o mistério enquanto tenta encontrar seu chapéu, que contém ainda um superamendoim de reserva, e descobre que não voltou no tempo, mas simplesmente chegou a um lugar onde uma tribo de loucos pratica um tipo de reconstrucionismo romano.

Após encontrar o chapéu, solucionar o mistério do desaparecimento dos imperadores e recusar a coroa romana (mais uma referência à literatura, desta vez o discurso de Marco Antônio no funeral de César), nosso herói ainda institui a república, antes de voltar para casa, em Patópolis.

Como sempre nesse tipo de história de mistério, papai deixa pistas para o leitor atento, como o detalhe da folhinha torta na coroa de louros do imperador, que entrega o verdadeiro culpado por toda a confusão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s