O Super Distraído

História do Superpateta, de 1973.

Como todos sabem, o Pateta leva os superamendoins em seu chapéu. Assim os têm sempre à mão, para qualquer eventualidade que exija a presença do Superpateta.

Nesta história papai questiona a praticidade desse hábito, já que um chapéu não deve ser o lugar mais adequado para se guardar coisa alguma. O fato é que, a cada vez que no nosso amigo tira o acessório da cabeça para cumprimentar alguém, os superamendoins caem todos de lá de dentro.

Outra questão que vemos aqui é: o que aconteceria se os amendoins caíssem em mãos erradas, ou pelo menos, despreparadas para usá-los? Uma amostra disso é o que temos quando um bebê acaba engolindo um superamendoim que cai em seu carrinho. (Crianças, não tentem isso em casa. Engolir um amendoim comum só faria o seu irmãozinho engasgar feio.)

Interessante é o nome do bebê, que seria o filho de uma vizinha da Margarida: Ivanzinho. O “Ivanzinho” pode ser uma alusão/homenagem/brincadeira ao/com o meu irmão, que na época tinha três anos de idade, ou mesmo uma forma de papai “assinar” a história.

Margarida Ivanzinho

Com isso, pode-se dizer que, no imaginário de papai, Patópolis é uma espécie de outra dimensão ou realidade alternativa, onde existem os “duplos” não apenas da nossa família, mas também de muitos outros artistas dos estúdios Disney, todos devidamente retratados nas páginas dos gibis.

O super bebê causa, é claro, uma super confusão que, aliada às trapalhadas do próprio Superpateta, cria a receita certa para uma história muito divertida. Ainda bem que os efeitos do superamendoim são passageiros, apesar de passarem nas horas mais impróprias.

Superpateta Ivanzinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s