O Pequeno Campeão

Publicada na revista Destaque e Brinque 113, de 1981, esta história tem argumento de papai e desenhos de Rodolfo Zalla.

Esta publicação sempre continha as partes de um brinquedo para montar impressas em cartão, acompanhadas de uma história em quadrinhos sobre o mesmo tema.

Neste caso o tema é Fórmula 1, e a revista traz três carrinhos de corrida, box, alguns membros das equipes e até os personagens da história, para destacar, montar (eles diziam que não precisava de cola, mas uma gotinha aqui e ali certamente ajudava) e brincar.

D&BF1 personagens

Na história em quadrinhos, uma família composta pela filha Lucila (quem?), pelo filho Ivan (ein?), pela mãe Thereza (como?) e pelo pai Raul (???) vai assistir a uma corrida de automobilismo no autódromo, porque o menino é fã desse tipo de esporte. O menino, entusiasmado, quer ser piloto de corrida, e o pai resolve fazer a vontade do filho já no dia seguinte.

D&BF1 p1

Como vimos, alguns nomes foram mudados. Talvez o pessoal do estúdio tenha achado que “não cabia” mais de um Ivan na história, e mudaram o nome do personagem de papai. Além disso, também não consegui identificar os nomes dos personagens corredores profissionais, Cacá Santana e Beto Cruz.

O pai vai falar com seus amigos automobilistas, e com a ajuda deles acaba conseguindo promover uma corrida de “Fórmula 0”, que seria uma corrida de Karts com carroceria imitando a Fórmula 1. É claro que o personagem Ivanzinho vai participar, mas antes terá de treinar bastante e passar nos testes.

Esse era bem o meu pai, naqueles anos em Campinas. Conhecia todo mundo, todos o conheciam, e não havia projeto pessoal, artístico ou cultural que ele não conseguisse por em prática. Era só falar com as pessoas certas, e ele sempre sabia a quem se dirigir.

Nessa época meu irmão tinha 11 anos de idade, justamente a idade em que as crianças podem começar a correr, e se não me engano até participou de alguns treinos enquanto papai pesquisava para esta história, num Kartódromo em Campinas. Essa é a clássica história de papai que mistura ficção e realidade de um modo delicioso para mim.

Na história o Ivanzinho sai na frente, mas há um outro menino, um concorrente desleal, que tenta tirar o pequeno campeão da pista, sem sucesso. O mocinho da história vence a corrida, mas de marcha a ré, de forma completamente inusitada. É aí que o leitor atento começa a desconfiar que tem alguma coisa errada, aí… A história não é verídica, não passa de fantasia: é uma história em quadrinhos criada por um pai carinhoso para agradar aos filhos.

D&BF1 p8

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s