O Misterioso Barão De Bazófia

História do Zé Carioca, de 1973.

Vadiando no cais do porto do Rio de Janeiro, o nosso papagaio favorito nem imagina a aventura na qual está prestes a se envolver. No navio de passageiros “Gustavo C” está chegando um figurão que atende pelo nome de Barão de Bazófia e que, por coincidência, é a cara do Zé. Acontece que o papagaio recém chegado é também um espião internacional em missão secreta, e resolve contratar o Zé para se passar por ele e assim poder “espiar” melhor por aí.

ZC Bazofia

Meio sem entender muita coisa, mas de olho no dinheiro prometido, o Zé vai se deixando levar pelos acontecimentos de uma trama que tem todos os elementos de um filme de James Bond, o Agente 007, completo com espiões, contra espiões, um segredo que os bandidos querem roubar e aparelhos de escuta disfarçados como objetos comuns. Um deles, inclusive, escondido num caroço de azeitona, é devidamente engolido pelo Carioca.

ZC Bazofia1

A história segue com suas reviravoltas, perseguições e pistas escondidas sob o nariz de todos, até o desfecho onde os bons vencem os maus, com uma atrapalhada, não exatamente intencional, mas decisiva ajuda do Zé Carioca.

Alguns personagens têm nomes divertidos, que usam e abusam de trocadilhos e cacófatos, bem ao estilo de papai: para começar, “bazófia” significa “fanfarronice, vaidade exagerada, presunção”. Combinar “barão” com “bazófia” dá a impressão de uma pessoa cheia de si, “só” porque detém um título de nobreza, que aliás nem muito alto na hierarquia lá deles é.

“Condessa Sarico” é um jogo de palavras com “sassarico”, sinônimo de “saracotear, dançar, gingar”. É uma pessoa que não para quieta, talvez seja festeira, ou apenas escandalosa.

Já o “Príncipe Poca”, da Pipocolândia (terra das pipocas) é, obviamente, uma brincadeira com a palavra pipoca.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s