Entregas Rápidas Pateta

História estrangeira do Pateta, publicada pela primeira vez no Brasil em 1980.

Esta história não é de autoria de papai. O autor dela é Ed Nofziger, com desenhos do Jaime Diaz Studio. Por isso, não vou comentar a história, nem como o roteiro é conduzido.

Mas ela foi muito provavelmente (com quase 100% de certeza) traduzida para o português por papai. E a maior pista que temos disto é a constante menção à cidade brasileira de Rinópolis, no estado de São Paulo, no decorrer das páginas.

Acontece que uma amiga de nossa família é natural de lá, e ela sempre comentou que papai incluiu o nome da cidade em uma história ou duas como uma brincadeira com ela. Como acontece com Patópolis, os nomes de todas as cidades próximas (Gansópolis, Cisnópolis, Bruxópolis) também terminam com “polis”, que em grego antigo quer dizer, justamente, “cidade”. Assim, papai certamente achou engraçado colocar Rinópolis na “região metropolitana” da Cidade dos Patos.

Ao que parece há mais uma história, essa sim de autoria de papai, em que aparece uma placa com o nome Rinópolis, no último quadrinho. Eu já andei folheando a coleção atrás dela, mas ainda não a encontrei. A verdade é que papai deu algumas revistas de sua coleção para pessoas queridas, antes de falecer… eu espero que nada de muito importante tenha ido embora, e que um dia eu consiga completar a coleção novamente (se eu conseguir descobrir o que realmente está faltando).

A seguir, uma seleção dos quadrinhos onde a cidade é mencionada:

Rinopolis

Rinopolis1

Rinopolis2

Rinopolis3

Rinopolis4

 

 

Anúncios

4 opiniões sobre “Entregas Rápidas Pateta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s