O Tesouro De Tortuga

História do Zé Carioca, de 1973.

Dormir nas pedras da praia parece agradável, mas pode ter suas desvantagens, como ser mordido no pé por uma tartaruga com um mapa de tesouro gravado no casco. (Eu disse tesouro?)

ZC tortuga

A história gira em torno de uma história de tesouro enterrado contada por um marinheiro aparentemente maluco, de nome Omar Tufão (“o tufão do mar”, ou algo parecido). Há também o Pedro Gaivota, um pescador, que ajuda nossos heróis Zé e Nestor a seguir o mapa. Como gaivotas são pássaros costeiros que se alimentam entre outras coisas dos peixes que conseguem pescar ou roubar dos pescadores, então o nome está bastante apropriado.

O tesouro descrito é enorme, mas é claro, nunca foi encontrado. Também pouco importa para o bom andamento desta aventura se ele realmente existe ou não. Como diz o velho ditado, “mais importante que o destino, é o caminho para se chegar lá”.

A ilha citada é a famosíssima Ilha de Tortuga, no Caribe, citada em inúmeras histórias da literatura infanto-juvenil dos séculos XIX e XX, e mais recentemente na série de filmes “Piratas do Caribe”. Como é que um bote a vela faz o percurso todo do Brasil até lá é outra história, possível mesmo só nos quadrinhos.

ZC tortuga1

Mas o fato é que essas ilhas do tesouro não são tão raras quanto parece. Outra ilha famosa é Oak Island, no Canadá, explorada até hoje por caçadores de tesouros.

Além da simpática tartaruga com o mapa no casco, que o desenho do Canini deixou mais charmosa ainda, temos também uma engraçadíssima cena onde o Nestor, de tão enjoado pela viagem de barco, até muda de cor:

ZC tortuga2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s