Professor Nefárius Volta A Atacar

História do Mickey, de 1978.

Aqui temos o Mickey no papel de ajudante do detetive Sir Lock, personagem estrangeiro criado alguns anos antes como uma paródia do Sherlock Holmes.

É uma trama de mistério policial bastante criativa. Mais uma vez, papai confia na esperteza do leitor que, se estiver realmente atento, logo solucionará por si só pelo menos parte do mistério.

O fato é que o Sir Lock, que toca (bem mal) o violino mas prefere ler os quadrinhos do jornal e não as matérias sobre música, começa a sofrer uma série de atentados. Mas a princípio surpreendentemente, ele parece saber de antemão o que vai acontecer, e como se livrar da ameaça.

SL Mickey

Ao mesmo tempo, em outra parte da cidade, o capanga do vilão encarregado de bolar os atentados parece sempre esperar pelo dia seguinte antes de propor mais um plano. O que será que ele está esperando, que o herói sempre sabe de antemão?

SL Mickey1

Com o passar dos quadrinhos, o leitor (e o Mickey, o coadjuvante que é também de certo modo o “representante” do leitor na trama) vai notando que o detetive só se sente seguro após ler no jornal as tiras em quadrinhos das aventuras de um certo “Detetive Cebolão”. A partir daí, é simples deduzir o que está acontecendo: o pouco criativo vilão dos quadrinhos está se inspirando nos quadrinhos para atacar o herói dos quadrinhos.

Papai também deixou uma curiosa mensagem escrita a lápis ao pé da primeira página. Ao que parece, num primeiro momento ele recebeu o pagamento apenas por parte da história, de 12 páginas. Tenho certeza que ele foi pago pelo resto depois, mas isso mostra que papai usava as revistas da coleção não apenas como arquivo de suas criações, mas às vezes também como controle de assuntos bem mais práticos, ou como lugar para anotar curiosidades e memórias.

SL Mickey2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s