Presente De Grego

História dos Irmãos Metralha, de 1974.

Como eu já comentei por aqui, papai era muito fã das histórias da literatura clássica e das lendas da mitologia grega, e as usava em suas histórias frequentemente. Esta história, mais do que tudo, é uma franca tentativa de inspirar os fãs de seus quadrinhos a ler mais livros, e especialmente os clássicos.

É assim que, inspirado por suas leituras, o Metralha Intelectual resolve usar a lenda do Cavalo de Troia para tentar assaltar o Tio Patinhas. Como sempre, o plano é bom e teria toda chance de dar certo, se não fosse por um pequeno detalhe, é claro, que acaba fazendo toda a diferença e mandando os criminosos de volta para a cadeia. O quaquilionário pode ser um velho ranzinza, mas não recusa presentes e acima de tudo tem boa educação.

Algumas piadas são interessantes: a primeira acontece quando os Metralhas chamam pejorativamente a Odisseia, que o Intelectual está lendo, de “Prosopopeia”, que pode ser uma referência tanto ao poma épico brasileiro de 1601 quanto à uma figura de linguagem que na verdade é a base dos quadrinhos Disney. Como papai me dizia, quadrinhos são cultura!

Metralhas presente

Outra piada engraçada é a “running gag” ao longo da história: todos os Metralhas, cada um a seu turno, acabam dizendo uma “palavra proibida” (como polícia, trabalho ou legal) e sendo castigados ou colocando a si mesmos no castigo.

Metralhas presente1

O resto é o que a gente já conhece: o plano quase dá certo, e no final papai aplica uma variação da técnica de devolver a história ao início, que era um de seus modos favoritos de terminar um roteiro, inclusive citando mais uma história da Odisseia, a da fuga da caverna do Ciclope Polifemo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s