Eugênio, O Gênio

História do Zé Carioca, publicada pela primeira vez em 1978.

Nesta história temos a primeira aparição do gênio da garrafa que, anos depois, seria o responsável por transformar a Vila Xurupita de favela em bairro popular.

Mas enquanto isso não acontece, vemos o Zé e seu amigo Nestor como amos de um gênio velhinho e simpático. Após 10 mil anos preso na garrafa, o que ele mais quer é esticar as pernas, e não se importa nem um pouco de ter dois mestres. Mas o que os “amos” não sabem é que têm direito a apenas três desejos cada um (seis, no total), e assim vão “desperdiçando” pedidos com coisas sem importância.

Esta história é inspirada numa piada antiga, que envolve duas pessoas famintas, uma ilha deserta e um gênio da garrafa. Mas nessa piada o gênio é bem menos generoso, e dá apenas três desejos para duas pessoas. Um deles desperdiça o primeiro desejo pedindo uma linguiça para comer, o que deixa o segundo tão furioso que, num impulso, ele deseja que a linguiça fique então grudada ao nariz do primeiro. É claro que esta situação não pode ficar assim, e os dois são obrigados a desperdiçar o terceiro pedido para tirar a linguiça da discórdia do nariz do homem. A piada é um alerta sobre o imediatismo e a falta de foco na vida.

ZC Genio

Nossos amigos terminam a história tão pobres quanto começaram, já que pela ética das histórias em quadrinhos Disney nada que é ganho com magia pode dar certo ou durar muito tempo, mas pelo menos conseguem comer uma bela feijoada e paradoxalmente realizar um desejo do próprio gênio, que saberá ser grato quando chegar a hora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s