Joga Lenha Na Fogueira

Em 1981 as casas da Vila Xurupita já são de alvenaria, mas as cercas entre elas continuam sendo de madeira.

Mais uma vez é noite de São João e mais uma vez o Zé Carioca não foi convidado para festa nenhuma. Acontece que o Nestor também não foi convidado, e pelo jeito mais ninguém da turma. Pior: ninguém parece ter tido a iniciativa de planejar uma festa e convidar os outros.

É então que o Zé se toca que fazer uma festa em comunidade é muito mais fácil do que parece. Basta que cada um traga alguma coisa para comer ou beber, e está feito. Só que o papagaio nunca tem nada para comer em casa, e por isso fica com a tarefa de arranjar a madeira para a fogueira.

ZC Fogueira

Não é por acaso, nem é inserção do desenhista, que há cercas de madeira ao fundo em três dos seis quadrinhos da primeira página, e em vários quadrinhos da segunda e terceira, também. Elas são tão “personagens” desta história quanto todos os outros. Papai queria que elas ficassem bem à vista, mas que ao mesmo tempo passassem despercebidas como algo “sem importância”, como as principais pistas e suspeitos dos melhores romances policiais que ele gostava de ler.

Quando o Zé já está acendendo uma curiosa fogueira de tábuas todos chegam de volta para a festa, cada um trazendo algo para comer ou beber. É neste momento que a trama se transforma em um pequeno mistério: todos voltam contando que ouviram barulhos esquisitos em seus quintais. O Pedrão até deixou queimar a pipoca, por causa disso. Todos conjecturam: será um ladrão, um alienígena, um fantasma da noite de São João?

ZC Fogueira1

Até aí, o leitor atento já se deu conta do que está acontecendo. Mas enquanto a turma não desconfia, o Zé pelo menos tem tempo de se divertir, dançar, comer e beber um pouco. Quando os amigos descobrem de onde, exatamente, veio a madeira para a fogueira eles só poupam o Zé de uma surra porque a ideia da festa foi ótima e todos estão se divertindo.

Mas ele não vai escapar de ser punido, é claro. O problema é: se estava assim tão difícil arrumar madeira para a fogueira, onde ele vai arranjar as tábuas para refazer as cercas de todos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s