Zé Milionário

História do Zé Carioca, de 1982.

Que o Zé é um pobretão todo mundo sabe… Ou será que há quem não saiba? Papai aproveita aqui personagens e situações de uma história criada nos EUA em 1943, chamada “Aventura na Amazônia”. Nela, o papagaio malandro se passa por rico e banca o guia de um ricaço e sua filha (e flerta com ela), enquanto luta pelo amor da Rosinha com o Luis Carlos, um rival que depois seria substituído pelo Zé Galo.

O Splash Panel de papai é aliás uma perfeita cópia do segundo quadrinho da história de 1943, e isso não é nenhuma coincidência. A grafia “Horta” para o sobrenome do ricaço e sua filha Glória, e não Del Orta, como no original, pode significar que papai leu a Aventura na Amazônia nos arquivos da Editora Abril em São Paulo, mas não a levou para casa para consulta, precisando então confiar na memória para compor a “continuação”. Outra possibilidade é que ele tenha tentado “abrasileirar” os nomes dos personagens, já que a grafia original soa espanholada demais para personagens supostamente brasileiros (se bem que há sobrenomes brasileiros de todos os tipos).

A trama aqui é mais ou menos uma continuação da anterior: o Rocha Vaz está tentando acabar com o namoro entre a Rosinha e o Zé, enquanto tenta convencê-la que o Luis Carlos, que havia ficado pobre e agora voltou a ser rico, é um pretendente melhor. Enquanto isso, aparecem os Del Orta, e o Zé deixa que eles continuem pensando que ele é rico, enquanto (acreditando que a Rosinha não quer mesmo mais nada com ele) flerta com a moça.

ZC milionario

O desenrolar dos acontecimentos, uma comédia de erros e mal entendidos, alguns deles provocados pela falastronice do próprio Zé, acaba fazendo com que todos os personagens se encontrem no final para resolver suas diferenças. Nem o Zé e nem o Luis Carlos são lá muito corajosos, mas no embate com os bandidos o Zé (é claro) acaba se saindo melhor, até mesmo recebendo mais crédito do que realmente merece.

ZC milionario1

E o melhor de tudo é que a Rosinha finalmente se declara ao nosso amigo papagaio. Podem até existir rivais, mas nenhum deles tem a menor chance de tomar o lugar do Zé no coração de sua eterna namorada.

ZC milionario2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s