Monotonópolis

História do Professor Pardal, publicada em 1974.

Viver numa cidade grande tem suas vantagens e desvantagens, e um dos aspectos menos agradáveis da vida em uma metrópole é o barulho, que pode chegar a ser nocivo à saúde.

Cansado do barulho em Patópolis, que já está inclusive interferindo com seus inventos, o nosso professor maluco resolve passar uma temporada em sua cidade natal, chamada Monotonópolis. Como o nome da cidade já diz, ela é uma monótona cidadezinha do interior onde nada acontece, e nem o sinal da televisão alcança. Seus habitantes são conhecidos como Monotonopolenses (repita três vezes, bem rápido).

Esta história é inspirada em outra, estrangeira, publicada pela primeira vez no Brasil em 1965, que mostra a cidade e os inventos dos parentes do Pardal, em especial um instrumento de sopro chamado “Dançofone”, que por sua vez parece ser inspirado na lenda do Flautista de Hamelin.

Monotonopolis

Apesar de também serem inventores, a diferença entre o Pardal e seus parentes é que eles só inventam coisas que já foram inventadas, como o motor a vapor, por exemplo, ou pior. A queixa do Tio Sabiá é uma que papai também teve, até que aprendeu a não comentar muito as suas ideias para histórias nas reuniões na redação. Seria uma piada/cutucada interna?

Monotonopolis1

A mudança de ares a princípio traz ao Pardal uma rara oportunidade de descansar, mas após uma agradável soneca ele descobre que está sem ideias para seus inventos. A pergunta que esta história nos apresenta é: até que ponto estamos realmente acostumados com o ambiente à nossa volta, por mais desagradável que ele possa parecer? Às vezes as pessoas sonham com mudanças, mas será que estão realmente preparadas para elas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s