Os Sete Supergolpes

História do Superpateta, publicada uma única vez em 1974.

A trama é inspirada de um modo muito livre na história bíblica das Dez Pragas do Egito, encurtando um pouco, e retirando os elementos religiosos.

As pragas aqui são causadas por uma máquina criada por um tal de Dr. Mefisto (seria ele o personagem de bico pontudo que aparece na janela, na primeira página?), mas ela foi roubada dele pelo Professor Gavião, que foi por sua vez roubado dela pelo Dr. Estigma, que por fim foi roubado pelo Ted Tampinha e seu cúmplice, Kid Mônius. Assim, pelo menos até aqui, os dois cometeram o crime perfeito, já que nenhum dos donos anteriores da máquina das pragas vai querer dar queixa do roubo.

7pragas

Segundo a máquina do mal, as sete pragas são, pela ordem: gafanhotos, espirros, granizo, coceira por pó de mico, gargalhadas, visões pavorosas (tão pavorosas, na verdade, que o Kid Mônius desliga a máquina antes de elas terem a chance de se espalhar pela cidade) e por fim um tornado. As pragas da bíblia que mais se aproximam são a dos gafanhotos e a da sarna (coceira). A primeira, aliás, é a única que representa algum perigo até para o próprio herói:

7pragas1

A todas o Superpateta afasta até mesmo sem querer, e a algumas sem nem perceber. Grande parte da graça desta história está neste “ataque de burrice” do herói, que nem se toca de que está salvando a cidade de grandes pragas. Ele em momento algum percebe que elas estão ligadas entre si, ou que haja uma inteligência do mal por trás delas e sente-se até um pouco magoado, pois não ouviu nenhum pedido de socorro da população de Patópolis, por pura distração.

Outra piada que papai usava bastante em suas histórias diz respeito às plaquinhas na porta das casas de certos personagens, principalmente os vilões.

7pragas2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s