O Nosso “Correio Aéreo Nacional”

Há cinco anos hoje falecia Ivan Saidenberg. Peço por favor a quem estiver lendo um momento de contrição.

A história de hoje, publicada uma única vez em 1974, foi mais uma da série de encomendas feitas ao departamento de publicações especiais da Editora Abril pelo então governo militar. Elas foram encomendadas com a intenção de contar a história de algumas das instituições militares de nosso país, principalmente as da Aeronáutica, e de tentar melhorar um pouco a imagem das Forças Armadas perante o povo, além de servir de material escolar de baixo custo e longo alcance, já que não havia criança que não lesse quadrinhos Disney naqueles tempos.

O formato é mais ou menos o mesmo das outras, com toneladas de texto, narração intensa e recheada de fatos históricos e de datas, muitos mapas, infográficos, retratos dos militares que fundaram o serviço, e muitas outras ilustrações, algumas belíssimas, feitas pelo Ignácio Justo que, como vimos, meros três anos antes já colaborava com papai em histórias de terror, guerra e mistério.

ZC CAN

A diferença, aqui, é que o narrador humano e seus dois filhos, tão semelhantes aos integrantes de nossa própria família, foram substituídos pelo Zé Carioca, como representante daquela “brasilidade” já tão apreciada nos antigos filmes da Disney no tempo da Segunda Grande Guerra, e por seus sobrinhos, Zico e Zeca, todos desenhados pelo Carlos Herrero.

Há até uma tímida trama, apresentada pelo bico do Zé, de que esta seria uma pesquisa escolar que o papagaio malandro teria feito para ajudar os sobrinhos. Ele então começa a descrever para eles o que aprendeu em sua pesquisa, enquanto os meninos comentam e fazem perguntas.

Apesar de não funcionar direito como “história em quadrinhos” como nós as conhecemos, por causa do excesso de informações no roteiro fornecido pelos militares, esta criação é certamente uma ótima pesquisa apresentada de maneira “amigável” às crianças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s