A Vitória Do Zorro

História do Zorro, de 1974.

A ousadia e a astúcia do cavaleiro mascarado são tamanhas, que o povo da região chega até a acreditar que ele tem poderes sobrenaturais. Mas o mais interessante é que até os soldados do povoado de Los Angeles, e acima de todos o Sargento Garcia, também acreditam nisso. Este, é claro, é mais um dos trunfos do herói. É muito mais difícil lutar contra um “ser sobrenatural” do que “apenas” contra o melhor espadachim do mundo.

Zorro vitoria

O único que não é simplório a ponto de acreditar nisso é o Capitão Monastério, que inicia então uma “batalha mental” com o mascarado no intuito de testar sua astúcia e coragem, e de quebra ver se consegue capturá-lo de uma vez por todas. A verdade é que no mundo real seria até bem fácil desconfiar da identidade do Zorro, pois afinal ele sempre aparece e desaparece nas cercanias da fazenda dos De La Vega. Este é o raciocínio do chefe da guarda e é lá, então, que o Capitão concentra suas investigações. Mas apesar de inteligente o vilão tem graves defeitos, como a arrogância e a prepotência, que acabam sendo a sua ruína todas as vezes.

Zorro vitoria1

Em todo caso, o Zorro não luta sozinho. Além da ajuda de seu cúmplice, o mordomo Bernardo, ele conta com a colaboração direta ou indireta de todo o povo de Los Angeles. Este é outro dos trunfos que protegem o herói de ser capturado. Eles estão todos, afinal de contas, lutando juntos contra um regime ditatorial e opressor, materializado por meio da truculência e dos desmandos de um grupo de militares. (Qualquer semelhança com as condições políticas e sociais do Brasil na época não terá sido mera coincidência. Papai tinha perfeita consciência disso e certamente não deixava escapar a chance de “alfinetar” o regime em suas histórias, sempre que tinha a chance.)

Zorro vitoria2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s