Ser Bombeiro É Fogo

Em 1974 papai nos mostrava mais um dia de competição entre Gastão e Donald pela admiração da Margarida.

Donald vira bombeiro voluntário só para impressionar a Margarida, pois acredita que só será chamado em caso de um incêndio de verdade, e assim terá muito tempo para passear pela cidade fanta… quer dizer, uniformizado, para se exibir. Vendo isso, o Gastão resolve fazer o mesmo e se alistar também, só para chatear.

O que nenhum dos dois sabe é que a coisa é mais complicada do que parece. Para começar, o chefe dos bombeiros (outro chato) fica disparando o alarme só para testar a prontidão dos novatos. Por fim, quando a história já está quase tomando o rumo daquela fábula de Esopo na qual um menininho grita “Lobo!”, vem o alarme (e o incêndio) verdadeiro.

D&G Fogo

É interessante o uso que papai faz da famosa sorte do Gastão: ela vai certamente ajudá-lo durante o incêndio, mas não exatamente para apagá-lo, e nem será de grande valia para cortejar a Margarida. Nesse ponto o esforço e o valor do Donald, a representação do homem comum que não conta com nenhum “poder especial”, serão mais valiosos.

D&G Fogo1

A trama não tem grandes surpresas. Nenhum dos dois se dará lá muito bem como bombeiro voluntário, e a Margarida, sendo namorada do Donald, certamente não pode ficar com o Gastão. Quando ela dá atenção ao primo ganso do pato, a intenção é mais alertar o namorado de que ele poderia ser mais romântico, e dar flores de presente de vez em quando, por exemplo. Mas na verdade nem passa pela cabeça dela trocar de namorado. Essa ideia só ganha corpo nas teias da insegurança do Donald, na verdade. É ele que tem tanto medo que isso aconteça, que acaba achando que poderia ser possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s