Uma Tarde De Altos E Baixos

História dos Irmãos Metralha, publicada uma única vez em 1977.

Difícil é entender como uma história boa dessas nunca foi republicada. A ideia é enganadoramente simples: os metralhas estão tentando fugir da prisão por meio dos túneis que estão escavando sob a penitenciária de Patópolis.

O problema é que nenhum deles tem um senso de direção muito apurado, o que acaba criando algumas situações bem constrangedoras (para eles) e muito engraçadas (para nós). Mas o mais engraçado é que eles conseguem cavar um verdadeiro formigueiro e repetidamente sair na superfície em lugares como a sala da guarda, por exemplo, e assim mesmo passam despercebidos o tempo todo.

Metralhas tunel

O Metralha Meio Quilo é um personagem criado no exterior e usado apenas uma vez por lá, e alegremente “adotado” e usado por papai em mais quatro histórias. Ele associava o personagem com uma brincadeira popular sobre a letra em português do tema de “O Poderoso Chefão” (Fale baixinho que só Deus irá ouvir). É só colocar a palavra “baixinho” entre vírgulas, e temos a piada pronta.

E por falar em formigueiro, mais ou menos nesta mesma época eu fiz uma “fazenda de formigas” num vidro de maionese com a terra e os insetos do quintal (umas formigonas pretas) para um projeto escolar. Só não me lembro quem influenciou quem: se foi papai que se inspirou no meu formigário, ou se foi ele quem me contou sobre como criar as formigas para poder ver os túneis que elas fazem.

Os “altos” e “baixos” são uma referência múltipla que combina a diferença de altura entre os vários metralhas, os túneis, que levam para cima e para baixo, e a tarde de percalços, entre a esperança de conseguir fugir da prisão e a decepção ao sair cada vez em um lugar diferente, mas ainda assim lá dentro mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s