A Legião Dos Renegados

História do Pena Kid, de 1976.

Esta é mais uma daquelas histórias maluquíssimas e geniais do Peninha na redação de A Patada. Ao contrário de papai, que neste dia estava inspiradíssimo, o pato abilolado não está muito a fim de escrever quadrinhos e vai fazendo qualquer coisa, com um cada vez mais irritado Tio Patinhas olhando por cima do seu ombro e dando palpites e ordens o tempo todo.

A história começa no Deserto do Saara com um grupo de desertores da Legião Estrangeira que chega a uma tribo de Tuaregues e resolve atacá-la. Mas o Patinhas quer uma história do Pena Kid, passada no Velho Oeste. Assim, com alguns poucos toques da borracha, o Peninha muda a história completamente.

PK renegados

Aqui reside, aliás, a genialidade desta história. Com poucos retoques, o deserto vira o “Desfiladeiro do Grande Canhão“, uma alusão ao Grand Canyon, nos EUA), e os bandidos agora são renegados da Legião Confederada, numa referência à Guerra Civil dos EUA. As tendas da aldeia são refeitas um pouco mais altas e estreitas, e agora temos uma tribo de índios americanos.

Da história original só sobrou o camelo, que agora passa de óbvio a surreal e hilário. E mais, ele está firmemente do lado do herói, ajudando como pode. O animal, aliás, é a linha que costura toda a trama, e está presente no primeiro e também no último quadrinho.

PK renegados1

E o Peninha vai inventando. Primeiro tenta terminar a história rapidinho, para poder tirar uma soneca, mas o Tio percebe e pede mais algumas páginas. Desse modo, o desfile de absurdos continua, com uma tenda indígena fechada com zíper, e os bandidos discutindo se o correto é “zíper” ou “fecho ecler” (que nada mais são que dois nomes para a mesma coisa).

No final até o Alazão de Pau aparece, só pra chatear os bandidos. Esse é o tipo de história que não “funcionaria” de nenhuma outra maneira. Ela é deliberadamente “tosca”, e genial ao mesmo tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s