O Pé De Feijão

História do Tio Patinhas, publicada uma vez só em 1975.

A trama é uma mistura entre as fábulas “João e o Pé de Feijão” e “O Príncipe e o Mendigo“, em duas linhas que se entrelaçam: ao mesmo tempo em que o pato muquirana está cansado de todos os pedintes que fazem fila na porta da caixa forte e pensando em tirar férias, as bruxas Maga Patalójika e Min estão pondo em prática mais um plano para se apoderar da Moedinha Número Um.

Até o Primo Nadinhas está na fila. Enquanto o pé de feijão mágico plantado pelas bruxas cresce, o Patinhas dá tratos à bola para encontrar um jeito de “escapar” por algum tempo, de preferência despercebido. Ele tem uma ideia, desce as escadas, e quando sobe de volta já está bem diferente, menos ranzinza, delegando tarefas, mais simpático… até folga ele dá aos empregados no final do expediente.

Patinhas feijao

Mais tarde ele sai para dar uma volta, e finalmente se depara com o pé de feijão em uma versão moderna, com elevador e tudo. Ávido pela galinha dos ovos de ouro ele sobe, e lá nas nuvens encontra o castelo, uma velhinha baixinha e um suspeito gigante de barba e cabelos roxos, que não enganam ninguém.

Patinhas feijao1

O problema é que o suposto Patinhas topa fácil demais trocar “a moedinha” pela galinha, o que deve dar ao leitor, que até aqui já precisa estar com uma séria pulga atrás da orelha, a certeza de que este é ninguém menos do que o primo pobre do velho pato. Ao que parece, os dois são bem parecidos no que diz respeito a gostar de riquezas. Será que é o temperamento mais generoso do Nadinhas que o impediu de ficar rico? Enquanto isso, o verdadeiro Patinhas nem viu o pé de feijão, e está aproveitando seu dia de folga por aí, disfarçado de mendigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s