O Polichinelo

História do Mickey, de 1977.

Esta é mais uma clássica trama de mistério policial de papai, inspirada nas melhores histórias policiais dos melhores autores da literatura, como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. Esta história em particular contém aliás uma boa dose de elementos de “Os Assassinatos da Rua Morgue“, de Edgar Allan Poe.

Papai como sempre espera que o leitor consiga resolver o mistério por si só, seguindo as pistas espalhadas pelas páginas.

O Polichinelo é um personagem do teatro medieval e renascentista italiano, e nesta história é representado como uma criatura baixinha vestida de vermelho, com uma longa cauda com um guizo pendurado na ponta (eu disse cauda?), e que se movimenta rapidamente aos grandes pulos, inclusive se esgueirando por pequenos espaços e galgando muros altos facilmente.

O Mickey como sempre suspeita do Mancha Negra, especialmente porque a letra e o borrão de assinatura no bilhete deixado no local do último crime são dele. O problema é que o Mancha está preso, e bem preso desta vez. Pode ele ser realmente o responsável pelos ataques do Polichinelo? Afinal, ele é alto e magro, o que não corresponde em nada à descrição do principal suspeito. Isso tudo faz parte da estratégia usada nesse tipo de história de mistério, de se lançar pistas verdadeiras misturadas com falsas, tudo para tentar confundir o leitor.

MK polichinelo

Enquanto isso, o mais novo ladrão de jóias da cidade está dando os seus pulinhos, e praticando crimes cada vez mais estranhos: em dado momento, ele ataca o carrinho do verdureiro e foge com um monte de frutas. Por quê diabos um ladrão de jóias fantasiado de personagem do teatro clássico estaria interessado em frutas? Além disso, de repente ele parece estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

MK polichinelo1

Acho que até aqui está claro quem, ou mais exatamente o quê é esse “Polichinelo”, e que inclusive existe mais de um. Mickey estava certo: tudo não passa de mais um plano maléfico do Mancha Negra, comandado de dentro da cadeia. Mas não sou eu quem vai dizer exatamente como.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s