Perigo em Alto Mar

História do Capitão Valente publicada na Revista Pic-Pic número 10, de 1980.

O desenho é de José Claudino Gomes, e o brinquedo de montar da vez é um porta aviões. Ao contrário de outros números da revista, que trazem modelos bem definidos de outros tipos de veículos militares, especialmente aviões, desta vez a representação do aparelho é bastante genérica.

Em todo caso, sabemos que na época em que esta história foi escrita o “orgulho da frota” da Marinha Brasileira era o “Vengeance”, em nossas águas rebatizado “Minas Gerais“, um porta aviões construído durante a Segunda Guerra Mundial.

Ciente disso, papai então resolveu fazer do fato o tema central de sua mais nova aventura do Capitão: o nosso herói de repente vê seu avião em pane a 200 milhas da costa, e nenhum operador responde aos seus pedidos de socorro. Até que, quando tudo parece perdido, uma voz que se identifica como “Operador Mac Intosh” o dirige pelo rádio a um porta aviões próximo.

O navio é pequeno, pouco apropriado para um jato moderno como o do Capitão Valente, e é do tempo da II Guerra Mundial, como o Minas Gerais, mas não tem nome nesta história. O próprio herói pertence a uma organização militar de um país não identificado, que tanto pode ser o Brasil como qualquer outro. A menção à “idade” e inadequação da embarcação parece ser uma pequena cutucada no regime militar da época, que fazia passar por “orgulho” um equipamento já bastante obsoleto.

Sem alternativas, o intrépido capitão faz um habilíssimo pouso no antiquado porta aviões. Mas é só quando ele pede para agradecer pessoalmente ao operador de rádio que o salvou que ele é informado que o último Mac Intosh que operou um rádio ali… morreu durante a II Guerra!

O texto está cheio de detalhes técnicos e jargões que emprestam “veracidade” à ação, coisas que os meninos que colecionavam modelos de equipamentos de guerra saberiam identificar e apreciar.

alto mar1

alto mar2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s