Cobrar Ou Quebrar?

História do Zé Carioca, publicada pela primeira vez em 1979.

O Zé se sente tão perseguido pela ANACOZECA (a Associação Nacional dos Cobradores do Zé Carioca), que até sonha com os cobradores. E como ele também acredita que tem sonhos proféticos (como papai também acreditava, aliás, e por isso “repassou” a característica ao personagem), esse pavor acaba se retroalimentando e se reforçando na realidade desperta.

ZC cobrar

O problema é que, de acordo com o esoterismo, os sonhos proféticos (ou premonitórios) não costumam fazer mais sentido do que sonhos “comuns”, e geralmente precisam de um bom esforço de interpretação, já que costumam apresentar informações acuradas misturadas aos nossos medos, anseios e ilusões. Desse modo, é frequentemente muito difícil entender qual, exatamente, é a profecia contida neles, se é que existe alguma.

Mas o Zé acredita, e muito, e geralmente age com base no que sonhou, com efeitos hilários. Neste caso, ele sonha que o Nestor agora faz parte da associação dos cobradores e que jura, também ele, “cobrar ou quebrar”. Assim, o papagaio malandro vai a extremos para evitar o amigo, para a suprema diversão do leitor.

ZC cobrar1

No final é claro que a interpretação que o Zé fez do próprio sonho não estava 100% correta, o que, aliás, acaba não sendo algo tão ruim assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s