O Gato Preto

História publicada na revista Clássicos de Terror número 6, pela Editora Taika em 1973.

As três primeiras histórias desta revista são adaptações de contos de Edgard Allan Poe, um dos incontestes mestres do terror na literatura do Século XIX. Suas histórias são de um terror que começa sutil e vai se tornando cada vez mais acentuado, todas baseadas nas mais humanas das fraquezas das pessoas, e por isso mesmo são até os dias de hoje algumas das mais horripilantes que existem.

Esta história em particular descreve o conturbado relacionamento de um homem com seu gato preto de estimação ao longo dos anos, que termina da pior maneira possível, como é de se esperar em uma história de terror.

Como a história em si não é de autoria de meu pai, não vou entrar no mérito do roteiro. Mas pelo que me consta, foi papai quem adaptou o texto desta que é a terceira na revista para os quadrinhos, apesar de já estar trabalhando com quadrinhos Disney na época, para que meu tio, Luiz Saidenberg, pudesse aplicar a ela o seu maravilhoso estilo de desenho.

Na primeira página consta apenas a assinatura de meu tio, mas papai desde sempre tratou a obra como tão dele quanto do irmão, sempre com muito orgulho, e não vejo motivos para discordar disso. Note-se, inclusive, as marcas de fita adesiva e a anotação a lápis feita por papai no topo da primeira página, destinada a fazer a marcação para que uma facsimile dela fosse publicada num jornal de Campinas nos anos 1980.

E mesmo que esta adaptação seja mesmo somente de meu tio, fica aqui então o registro e o tributo à parceria deles em várias outras histórias do gênero nos anos 1960.

Tenho a impressão que, por causa da leitura deste conto quando era mais jovem, papai sempre foi meio desconfiado de gatos, enquanto eu desde sempre os adorei. Foi somente depois de adulto que ele resolveu “se dar por vencido”, aceitar meus gatos e se esforçar por gostar deles, já que não tinha mesmo muita alternativa. 😉

Gato Preto

Gato Preto1

 

Gato Preto2

Anúncios

Uma opinião sobre “O Gato Preto

  1. I love this version of the story! I was able to find the complete story, which is actually from 1961, at the MemoMagazine.com site, clean it up and re-post it at my blog as part of my massive POE project. The 1st page, however, I took from THIS site, which was a much larger, sharper scan, although it took me 6 hours to clean it up!

    http://professorhswaybackmachine.blogspot.com/2015/04/poe-1961-pt-2.html

    Next, I was so inspired, I decided to create an English translation, and COLOR it!

    http://professorhswaybackmachine.blogspot.com/2015/04/poe-1961-pt-3.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s