Férias No Rio

História do Zé Carioca, de 1979.

De vez em quando, os parentes “regionais” do Zé Carioca resolvem visitá-lo. Todos juntos. Ao mesmo tempo. E ainda por cima sem combinar nada, nem com o Carioca, e nem entre si. Eles vão chegando, um de cada vez, em rápida sucessão. É uma coisa que acontece meio que por acaso, meio que por sincronicidade.

Pior: se acomodam no casebre do primo quase sem pedir licença e sinceramente esperam dele (que nunca tem dinheiro nenhum) que os hospede na casinha feita de caixas de sabão (onde mal cabe um papagaio só, o que dirá meia dúzia) e alimente por um mês inteiro. E agora, José?

ZC ferias

Mais do que o aparecimento das visitas (cada novo Zé adicionando um pouco mais de complicação à trama), a graça da história fica por conta das tentativas desastradas do Carioca de se livrar das visitas inconvenientes, mas com o cuidado de não parecer rude, para não ofender os parentes. Assim, ele vai inventando desculpa atrás de desculpa, e a cada uma delas se complica mais.

A solução da história amarra as pontas soltas do tema “férias no Rio” de maneira surpreendente, mas se eu contar, perde a graça. Esta história (e as outras que eu comentei esta semana, e mais algumas que já foram comentadas neste blog) pode ser lida no mais recente Almanaque do Zé Carioca (Edição 24), o que traz o Zé na rede amarrada ao coqueiro na capa, e que ainda deve estar nas bancas na região sudeste.

***************

E o meu livro, não esqueça de dar uma olhadinha na biografia do Mestre Ivan Saidenberg, e quem sabe levá-la para casa.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s