Confusões Em Super-8

História do Donald e do Peninha, de 1976.

Quem nunca sonhou em poder deixar o trabalho de todo dia, “demitir o patrão”, e seguir alguma outra carreira mais artística e empolgante? Pois é exatamente isso que os primos jornalistas tentam fazer, desta vez.

P&D super8

Munidos de uma câmera em “Super-8“, nossos heróis se aventuram nas montanhas e florestas nas cercanias de Patópolis na tentativa de fazer um documentário sobre a vida selvagem para participar de um concurso.

Para os anos 1970, a tecnologia usada é a mais avançada possível. A filmadora era razoavelmente portátil, fácil de operar, e podia gravar filmes (em película fotográfica) de curta duração em cores e com som. Como o resultado final costumava sair bom (quando o cinegrafista sabia o que estava fazendo, é claro), muitos festivais consagrados de cinema passaram a ter uma categoria especial de premiação para esse tipo de filmagem.

Da conversa dos patos aprendemos que naqueles tempos as pessoas precisavam ir ao cinema para ver esse tipo de filme. Ao que parece, a própria National Geographic começou assim, primeiro com a revista e depois com a produção de filmes para o cinema e a TV, antes de finalmente estabelecer o canal de TV a cabo que conhecemos hoje.

Mas entre assistir um documentário já pronto e produzir um deles desde o começo há uma grande diferença, e os patos vão aprender da maneira mais difícil que a prática é bem diferente da teoria.

P&D super81

Findas as esperanças de fazer carreira como cineastas, depois de muitas trapalhadas, só resta aos primos voltarem à redação e negociar novas condições de trabalho com seu tio sovina. Mas a sofisticada câmera Super-8 não ficará esquecida num canto. Papai mais uma vez habilmente conecta o início com o final da história, e os rapazes encontrarão uma utilidade final para ela, em mais um “capítulo” de uma “novela” que pode ser chamada de “como sacanear seu chefe”.

************

A biografia de meu pai está esperando…

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s