Os Patos Do Deserto

História de 00-ZÉro e Pata Hari, publicada em 1977.

A missão é “no deserto”, e a julgar pela presença de um Xeque árabe e menção à Legião Estrangeira, em algum lugar no Norte da África. O nome do Xeque, Ali Katt, é um trocadilho com a palavra Alicate. Ele é “colega” dos nossos heróis, e estava transportando uma valiosa carga pelo deserto, até que foi assaltado.

É nesse ponto que a história começa, e vai se desenvolvendo no clássico estilo “policial” de papai, que vai deixando pistas para o leitor e praticamente o convida a prestar atenção nos detalhes e ir desvendando o mistério juntamente com (ou no lugar dos) mocinhos. Um exemplo desse tipo de pista é o ataque da Bronka à tenda do Xeque. Ao se aproximar, eles são três. Mas quando entram são dois. Não é “erro de continuidade”. Papai não faria isso. Então, onde está o terceiro?

00zero deserto

Isso é o que a turminha do bem vai descobrir logo, ao cair na armadilha da organização do mal. 00-ZÉro e Pata Hari, como sempre, pouco entendem do que está realmente acontecendo e pouco fazem para solucionar o mistério, mas pelo menos não se furtam de uma boa briga, quando a coisa esquenta.

No fim a Bronka é derrotada mais uma vez e tudo acaba bem, é claro, mas isso não quer dizer que os agentes deixarão de levar uma bronca do sub-chefe por suas trapalhadas.

00zero deserto1

O trocadilho entre “deserto” e “desertores” é uma ótima sacada, e o interessante é que naquela época o herói podia acender seu cachimbo e dar suas baforadas sem se preocupar em dar mau exemplo às crianças. Também, depois de todas as armas sacadas, tiros disparados e personagens femininas partindo para a briga (mas montada no camelo sentadinha de lado, com toda a elegância de quem usa saia curta), um cachimbo aceso parece até inocente.

**************

E eis aqui um livro muito legal, que vale a pena ser lido. É só dar uma fuçadinha nos links abaixo:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s