A Marca Do Zorrinho

Primeira história dos sobrinhos do Donald como “O Zorrinho”, de 1974.

Ao que parece, mais ou menos como aconteceu com o Morcego Vermelho, papai viu em algum lugar um desenho de um dos sobrinhos fantasiado de Zorro, e resolveu criar um personagem de acordo com a ideia. E, como os meninos são trigêmeos, ele certamente achou que seria engraçado fazer parecer que seja um só, mas sempre em três lugares ao mesmo tempo.

E assim como o Zorro tem o Tornado, seu cavalo negro, os Zorrinhos têm o “Torneado”, cavalinhos de madeira quase ao estilo “Pena Kid”. O nome é uma referência à maneira como se fazia os brinquedos de madeira antigamente, em máquinas chamadas tornos. Mas esses são brinquedos comuns, sem poderes mágicos. Nesta primeira história papai ainda não havia criado o famoso grito de guerra dos personagens (“Um é todos e todos são um”), mas pega emprestado o brado dos três mosqueteiros, no qual ele se inspiraria depois.

Zorrinho marca

O próprio nome da história é inspirada no filme de 1940, intitulado “A Marca do Zorro”. Na trama propriamente dita temos um set de filmagem no bairro dos meninos, bem onde eles costumam brincar. Parece ser um filme de faroeste, completo com uma cidadezinha de papelão que, após terminadas as filmagens a cada dia, fica com cara de “cidade fantasma” durante a noite. É o ambiente perfeito para muitos sustos e correrias entre os patinhos, os Metralhinhas e o vigia noturno, rendendo muitas risadas ao leitor.

Zorrinho marca1

Mas é só no final, quando percebem que os moleques não se deram conta de que eles são três, que os meninos resolvem esconder esse fato e criar a “identidade secreta”. Nasce “O Zorrinho”, terror dos Metralhinhas e demais pestinhas.

Pelo que vi no índice no Inducks, foram feitas exatas 11 histórias para este personagem entre 1974 e 1985 (além de mais algumas participações em histórias de outros personagens, onde eles não eram os principais). Dessas, nove são de autoria de papai, e todas foram escritas aqui no Brasil. As outras duas são de Julio de Andrade e Gerson Teixeira.

********************

Já o meu trabalho de amor, minha biografia de papai, está à espera de vocês nas melhores livrarias:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s