A Arca Do Zé Noé

História do Zé Carioca, de 1974.

Esta história foge um pouco ao “lugar comum” da Vila Xurupita, enquanto vai dando uma generosa “esticada” nos limites do plausível, até praticamente as raias do absurdo. Mas a coisa é feita de um modo tão hábil que o leitor vai na onda, movido talvez pela curiosidade de ver o que mais vai acontecer, à medida que as coisas vão ficando cada vez mais surreais com o passar das páginas.

Papai faz a trama começar simples, com o Zé refugiado no alto do ponto mais alto da Vila Xurupita de uma forte chuva que causou uma enchente, até que uma represa próxima cede e ele é arrastado pela água juntamente com o Nestor. (A primeira coisa insólita desta história é que a Vila Xurupita fica no alto do Morro do Papagaio. Se lá em cima está desse jeito, o que se pode dizer do resto do Rio?)

Um alívio temporário vem na forma de um velho baú que está flutuando, e que o Zé resolve usar como barco. E o que começou simples vai se complicando, já que a cada quadrinho aparece mais alguém em perigo e precisando de uma carona na embarcação improvisada. O mais engraçado é que, mesmo com seis pessoas dentro, o baú não afunda.

ZC Noe

Mas a coisa não para por aí. A exemplo do Noé no título, o Zé ainda enfrentará o “dilúvio” em grande estilo. Quando a enxurrada leva a turma até o mar, eles então encontram um velho barco a vapor à deriva e animais de um zoológico próximo para recolher. Depois de ver meia dúzia de personagens navegando um baú sem afundar, o leitor já nem estranha mais este novo desenvolvimento na direção do insólito

ZC Noe1

E para quem começou a história preparado para esperar a chuva passar deitado sob um guarda chuva, o Zé terá de se esforçar bastante para não desapontar a Rosinha, o que explica o “splash panel”. É a clássica expressão do ditado “amor, a quanto me obrigas”.

********************

E não se esqueçam de dar uma olhadinha em minha biografia de papai, que está à espera de vocês nas melhores livrarias:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s