Um Ataque De Consciência

História do Zé Carioca, de 1982.

Para alguém que tem fama de “preguiçoso”, “vagabundo” e “caloteiro”, eu diria que o papagaio verde do Rio de Janeiro chegou a trabalhar bastante e frequentemente, especialmente na época em que papai “cuidou” dele. Nada mais divertido, aparentemente, do que ver alguém que não gosta de trabalhar fazendo exatamente isso.

O nome “Foto Sabiá” me lembra bastante a antiga Foto Saidenberg, de Campinas, cujo dono era meu bisavô, Abrahão Saidenberg. Aqui, o “biso” é representado pelo inventor Sabiá, tio do Professor Pardal.

ZC Consciencia

Diz o ditado que a ciência, quando é muito avançada, mal se distingue de magia. Esse parece ser o caso também nesta história. Usando uma nova tecnologia disfarçada em uma antiga máquina fotográfica, de um modelo, aliás, que poderia ter sido usado pelo “biso”, o Sabiá consegue produzir um efeito muito parecido com o que uma bruxa ou fada faria, “conjurando” a boa consciência de uma pessoa de modo tão intenso, que ela até começa a ver e interagir com a coisa.

ZC Consciencia1

E é positivamente forçado por essa consciência que o Zé vai dar um duro danado e de graça, ainda por cima, quando na verdade preferiria estar no Morro do Cochilo, o ponto mais alto do Morro do Papagaio, onde ele costuma tentar se refugiar quando a situação aperta, a exemplo de “A Arca do Zé Noé”, já comentada aqui.

Interessante é por quê a consciência do Zé faz “Plim Plim” a cada vez que aparece. Seria uma referência a uma certa rede de TV brasileira que sempre gostou de tentar influenciar pessoas?

Mais detalhes sobre a Foto Saidenberg e a relação da família com a fotografia e o cinema estão na biografia que escrevi de papai:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s